O Brasil sempre foi um celeiro de craques, independente da modalidade. Mas no esporte da bola pesada, somos pioneiros. E tudo começou, oficialmente, há mais de 40 anos. Exatamente em 6 de junho de 1982, com o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo lotado, onde a seleção brasileira de futebol de salão conquistou o primeiro título mundial, ao vencer o Paraguai, por 1 x 0, com gol de Jackson, que viria a ser o precursor da dinastia da camisa 12, mais tarde usada por Vander Iaconvino e Falcão.
Mas é sempre bom lembrar que a seleção brasileira de futsal foi criada em 1969, e ao longo de sua história, foram conquistados quase 60 títulos internacionais, incluindo Copas do Mundo e Campeonatos Sul-Americanos.
No ano de 1985, a seleção, mais uma vez, foi treinada por Júlio Cézar Vieira. Com vitória por três a um sobre a Espanha, em Barcelona, veio o bicampeonato. Gols de Jackson, Douglas e Mauro.
A partir de 1989, a modalidade passou a ser gerida pela FIFA (até então, a FIFUSA era a grande responsável pelo esporte). O futebol de salão ganhou uma linguagem universal e passou a ser chamado de Futsal. Neste mesmo ano, aconteceu o primeiro Campeonato Mundial de Futsal.
O Brasil foi representado pelo tradicional time da BRADESCO, além de outros três jogadores. Na final, disputada na Holanda, vitória sobre os donos da casa por 2 x 1. Gols de Benatti e Raul Rezende.
A segunda edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA aconteceu em 92, na cidade de Hong Kong, onde o Brasil foi campeão do torneio derrotando os Estados Unidos na final, por 4 x 1. Jorginho (duas vezes), Vander iacovino e Manoel Tobias garantiram mais um caneco.
No ano de 1996, com Takão no comando, o Brasil conquistou o mundial ao bater a seleção anfitriã, Espanha. Na grande final, os brasileiros venceram pela contagem de 6 x 4. Gols de Danilo (duas vezes), Choco, Marcio, Vander Iacovino e Manoel Tobias.
No entanto, nas duas edições seguintes, vieram duas decepções: em 2000, na Guatemala, e dois mil e quatro, na China, os Espanhóis “se vingaram” e fortaleceram a rivalidade.
A redenção veio em 2008, e do jeito que torcedor gosta. Em casa e contra o nosso maior rival: a Espanha. Após empates sem gols no tempo normal e na prorrogação, o time comandado por PC de Oliveira, ficou com o título nos pênaltis, quando brilhou a estrela do goleiro Franklin.
No ano de 2012, com Marcos Sorato no comando, o fixo Neto foi o grande destaque do Brasil, ao lado de Falcão (que mesmo com uma leve paralisia facial), ajudou a nossa seleção no caminho rumo ao título.
Novamente diante os espanhóis, e após um empate por 2 x 2 no tempo normal, Neto, em bela linda jogada individual pela ala-esquerda, o defensor deixou a marcação espanhola para trás e bateu forte na meta do goleiro Juanjo, com o relógio marcando dezenove segundos para o fim do tempo extra. Não teve jeito. A festa em Bangcoc foi verde e amarela.
já se passaram 12 da última conquista brasileira, uma vez que nas edições de 2016 , na Colômbia, e 2020, na Lituânia, a seleção brasileira não chegou às finais . Somente em 2020, ficou na terceira colocação.
Atualizado por Gilberto Santos – 07/10/2024
Mas no último dia 06/10/2024, o Brasil consagrou-se Hexa campeão vencendo a forte seleção da Argentina por 2 x 1
Parabéns Brasil por mais esta grande conquista!
Palloma Karvelis
Turismo
Eron Fuel
Marketing Digital
Priscila Gouveia
Finanças
pela Universidade de Mogi das Cruzes
Gilberto Santos (Gil)
Esportes
Vivian Callipo
Empregos & Carreiras
Portal de Notícias Poá News Oficial – todos os diretos reservados – 2024
Política de Privacidade