Notícia 1

Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) com estratégia semelhante à reconstrução de cenário na identificação dos crimes de 8 de janeiro do ano passado, quando os prédios do Três Poderes sofreram ataques golpistas.  

Entre os primeiros procedimentos que os peritos da PF devem fazer no local estão a identificação de todos os vestígios, além de uma identificação das imagens da área com ferramentas tecnológicas 3D a fim de compreender, em detalhes, a dinâmica do ataque.

Os peritos criminais da Polícia Federal atuarão nas investigações das explosões na Praça dos Três Poderes e no Anexo 4 da Câmara dos Deputados. Profissionais do Instituto Nacional de Criminalística (INC), que são especialistas em perícias de locais de crime e bombas e explosivos, foram acionados logo depois da ocorrência. A PF abriu inquérito para investigar o caso. 

Os vestígios coletados serão posteriormente analisados para identificar e confirmar o tipo de explosivo utilizado, a possível origem e outras evidências que possam indicar se a ação foi planejada e se teve participação individual ou em grupo.

Em uma postagem nas redes sociais, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse ter certeza que a Polícia Federal irá esclarecer o caso.

“Já sabemos que foi muito grave o que aconteceu. Já sabemos que o carro com os explosivos pertence a um candidato a vereador do PL de SC. Provavelmente a perícia vai confirmar que se trata da mesma pessoa que tentou entrar no STF depois morreu detonando explosivos na área externa no tribunal”, avalia Pimenta.

“Sabemos que ele esteve na Câmara, ainda não sabemos (amanhã com certeza) que gabinetes visitou. Quando e como veio de SC? Sozinho? Acompanhado? Alguém pagou? Onde estava hospedado? Os explosivos foram adquiridos onde? Com quem falou no telefone hoje? Essas e outras respostas a PF vai com certeza rapidinho nos responder. Golpistas não passarão.”

Ataque

As explosões ocorreram por volta das 19h30. Primeiro, foram detonados explosivos em um carro estacionado no anexo 4 da Câmara dos Deputados, próximo ao STF. Em seguida, houve e explosão de artefatos no corpo do autor do ataque, em frente à sede do Supremo.

A suspeita é de que o autor e o dono do carro ligado à explosão seja o chaveiro Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, ex-candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul, Santa Catarina.

Edição: Aline Leal

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

DF aguarda perícia para confirmar nome de suspeito de atentado
Polícia aguarda conclusão de varredura na busca de novos explosivos
Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 13/11/2024 – 23:02
Brasília
Brasília (DF) 13/11/2024 - A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, durante coletiva, fala sobre as explosões na Praça dos Três Poderes. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, aguarda a perícia do corpo do homem que detonou explosivo, nesta quarta-feira (13), diante da sede do Supremo Tribunal Federal, para confirmar a identidade do autor do ataque

A perícia do Instituto Médico Legal só ocorrerá após a conclusão da varredura, feita por cães e robôs, para verificar a existência de outros artefatos junto ao corpo.

Em coletiva à imprensa, a governadora detalhou que a detonação dos explosivos que estavam com o homem ocorreu às 19h30, após explosão de artefatos de um carro estacionado no anexo 4 da Câmara dos Deputados, próximo ao STF.

A Polícia Civil do Distrito Federal ainda desconhece o tipo de artefato e a carga utilizada na detonação. O caso está sendo acompanhado pela 5ª Delegacia de Polícia, próxima ao Eixo Monumental, na Asa Norte. Uma testemunha prestou esclarecimentos.

“O corpo ainda não foi periciado, porque o corpo está com artefatos. Logo após o momento da explosão, o cidadão se aproximou do Supremo, onde ele tentou entrar dentro do prédio, não conseguiu e teve a explosão ali na porta”, disse a governadora interina, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal.

As informações foram prestadas em entrevista coletiva no Palácio do Buriti, sede do GDF. Em mais de um momento da conversa com os jornalistas, a governadora salientou que “Brasília tem comando e segurança.” 

O governador Ibaneis Rocha está de licença oficial em Roma, na Itália. Nas redes sociais, classificou de “muito grave” o ocorrido. “Todas as unidades de segurança e de inteligência do Governo do Distrito Federal estão orientadas a agir com rigor e celeridade para identificar o autor ou autores, bem como a motivação para esses ataques. Minha total solidariedade às autoridades e servidores dos três poderes, desejando que a segurança de todos seja prontamente restabelecida”.

Brasília (DF) 13/11/2024 - A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, durante coletiva, fala sobre as explosões na Praça dos Três Poderes. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, durante coletiva, fala sobre as explosões na Praça dos Três Poderes. Foto:  Bruno Peres/Agência Brasil

Edição: Aline Leal

Palloma Karvelis

Palloma Karvelis
Turismo

  • Guia de Turismo CADASTUR
  • Formada em Comissária de Voo
  • Especialista em Turismo Rural e turismo pedagógico em meio rural.
  • Pós graduada em História Natural del Chile pela Universidad Católica del Chile
  • Monitora de Turismo Receptivo
  • Gestora de Turismo
  • Cursando MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade
Poá News - Coluna de Marketing Digital

Eron Fuel
Marketing Digital

  • Sócio Diretor da Marketing Fuel
  • Sócios Diretor da Studio GrowMarketing
  • Analista de Sistemas e Growth Hacker, há anos participando de vários projetos de Vendas on-line utilizando estratégias de Marketing Digital e Growth Hacking
 
Priscila Gouveia

Priscila Gouveia
Finanças

  • Formada em Administração de empresas

     pela Universidade de Mogi das Cruzes

  • Pós Graduada em Administração de Empresas pela FGV,
  • Sócia e diretora da Priscila QG Consultoria
  • Sócia e diretora da Descomplicando Empresas
Gilberto Santos

Gilberto Santos (Gil)
Esportes

  • Também conhecido como ‘Gil’
    Formado em jornalismo pela UNIP (Universidade Paulista)
  • Está na área de comunicação desde 1991, e ao longo deste período, passou por emissoras de rádio, jornais, além de atuar como assessor de imprensa em equipes de futsal como Corinthians, Suzano e São Caetano.
  • Também foi narrador e gerador de conteúdo na Federação Paulista de Futsal, Liga Nacional de Futsal e Liga Paulista de Futsal, onde está de 2012.
  • Paralelamente, é locutor/apresentador, e Diretor Geral da Web Radio Hot Way.
Poá News - Colunista Vivan Callipo

Vivian Callipo
Empregos & Carreiras

  • Bacharel em Sistemas de informação pela Faculdade Bandeirantes (Unisuz)
  • Sócia e diretora da UpWay – Escola de Profissões desde 2007.
  • Atuou por diversos anos como instrutora de informática e também foi analista e desenvolvedora de sistemas.
Edit Template

MTB - 0092850/SP

Portal de Notícias Poá News Oficial – todos os diretos reservados – 2024

Política de Privacidade